Esqueceu seus detalhes?

Informativos

manual_hig_maosHigienização das Mãos em Serviços de Saúde

Manual ANVISA

Atualmente, programas que enfocam a segurança no cuidado do paciente nos serviços de saúde tratam como prioridade o tema higienização das mãos, a exemplo da “Aliança Mundial para Segurança do Paciente”, iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), firmada com vários países, desde 2004. Embora a higienização das mãos seja a medida mais importante e reconhecida há muitos anos na prevenção e controle das infecções nos serviços de saúde.

 

 

hig_ maos_seg_pacHigienização das Mãos em Serviços de Saúde

 Segurança do Paciente

A higienização das mãos é reconhecida, mundialmente, como uma medida primária, mas muito importante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Por este motivo, tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e controle de infecções dentro dos serviços de saúde, incluindo aquelas decorrentes da transmissão cruzada de microrganismos multirresistentes.

 

 

protocolo_hig_maos_2013Higienização das Mãos em Serviços de Saúde

Anexo 1 –  Protocolo ANVISA 2013

Instituir e promover a higiene das mãos nos serviços de saúde do país com o intuito de prevenir e  controlar  as  infecções  relacionadas  à  assistência  à  saúde  (IRAS),  visando  à  segurança  do paciente e dos profissionais de saúde.

 

 

 

cartilha anavisa rdc 216 webCartilha Sobre as Boas Práticas para Serviços de Alimentação

Resolução – RDC Nº 216/2004

Essa cartilha foi feita para auxiliar os comerciantes e os manipuladores a preparar, armazenar e a vender os alimentos de forma adequada, higiênica e segura, com o objetivo de oferecer alimentos saudáveis aos consumidores. Tudo isso, por meio do cumprimento das regras da RDC nº 216/04, voltadas aos serviços de alimentação, como padarias, cantinas, lanchonetes, bufês, confeitarias, restaurantes, comissarias, cozinhas industriais e cozinhas institucionais.


 

 

 

Subir